Blog

Quais cuidados devo tomar com as minhas paredes de gesso?

23 DE Março DE 2014 POR Kaad

 Que os apartamentos estão com áreas cada vez mais reduzidas todos nós já sabemos e já comentei várias vezes aqui no blog. As divisórias internas dos apartamentos estão sendo feitas  em dry wall (gesso acartonado), uma solução que as construtoras utilizam para reduzir o peso nas lajes e, claro, reduzir os custos. Com isso, na fase de decoração, é necessário um cuidado especial ao fixar objetos na parede, como quadros, por exemplo.  Não é qualquer peso que o sistema construtivo resiste e alguns ajustes são necessários para evitar futuros problemas.

A indústria já pensou nas possíveis soluções de suporte e reforço estrutural para este tipo de sistema. Por isso, hoje, separei algumas dicas úteis para comentar aqui.

Dica 01- Muito importante fazer um projeto ou conferir nas especificações do condomínio o tipo de placa instalada no ambiente. Já fiz este post aqui. Para áreas molhadas (banheiro ou cozinha)  existem as placas verdes, por exemplo.

Dica 02- Parafusos e fixadores. Para cada tipo de suporte de objeto existe um acessório específico para suportar o peso e que se adapta melhor ao tipo de gesso utilizado. Separei algumas peças simples que a marcenaria parceira geralmente trabalha.

(Modelos para acabamentos de marcenaria e maior sobrecarga. Os “ganchos” se abrem no drywall para garantir maior resistência)

Dica 03- Praticidade. Fazer uma reforma com gesso é relativamente simples. Os montantes e as guias do gesso orientam na execução da divisória (parede). Normalmente, para instalar painéis ou televisores reforços horizontais são necessários podendo ser chapa metálica ou de madeira para garantir uma melhor sustentação.

Dica 04-Instalação. Facilidade para instalação elétrica e hidráulica pois a placa de gesso pode ser cortada, parafusada e fixada novamente.

Dica 05- Acabamento. O acabamento para fixação das placas pode ser com fitas, massas, cantoneiras…

Até o próximo post!!!

buscar no blog

Outros posts